HIPERTENSÃO ARTERIAL INFANTIL
A Pressão alta deixou de ser um problema só de adultos e passou a ser comum também em crianças mais do que imaginamos.Segundo estudos de cardiologistas pediatras, a maioria dos doentes na fase adulta, mesmo sem saber, deve ter tido alterações na pressão arterial durante a infância.
Na fase adulta, esse problema é mais fácil de ser diagnosticado, pois a aferição da pressão sempre é feita durante o exame clinico. A hipertensão infantil tem se tornado cada vez mais comum devido principalmente aos maus hábitos das crianças como: alimentação inadequada, consumo de comidas de fast food em excesso e sedentarismo. O que é muito comum também, é que na maioria dos casos, há histórico familiar do problema. O mais difícil da hipertensão arterial infantil é que não costuma apresentar nenhum sintoma.
O melhor a fazer é incluir como exame de rotina a medida da pressão arterial. Em crianças com mais de três anos a medida precisa ser feita anualmente. Já para os bebês que ainda não atingiram essa faixa etária, apenas uma medição a partir do nascimento é suficiente.
A hipertensão pode ser causada por outras doenças como: cardiopatias ou doenças renais.
Nesses casos, combatendo a doença de base, estabiliza-se a pressão arterial.
Já, quando a hipertensão é consequência de obesidade ou sedentarismo, a primeira medida é manter a criança saudável.
Para combater a obesidade infantil é preciso estimular hábitos alimentares saudáveis como o de consumir vegetais, alem de evitar refrigerantes e o sódio ( sal) presente em diversos alimentos.
Incentivando a prática de exercícios, já que hoje as crianças ficam muito ligadas a aparelhos eletrônicos, que levam ao sedentarismo.
Fonte: Camila Ap.Teodoro Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário a Blogueira agradece...