UNIVERSIDADE SÊNIOR SANT´ANNA

UNIVERSIDADE SÊNIOR SANT´ANNA
CURSO DE EXTENSÃO CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

DICAS

Dicas de reeducação alimentar/Indo ao Restaurante
Se você não está diretamente envolvido no preparo das suas refeições e faz a maioria delas fora de casa, é necessário conhecer as opções de restaurantes que tem por perto. Analise qual deles oferece alimentos simples, mas saborosos. É importante que o cardápio contenha:
- saladas;
- legumes cozidos ou refogados;
- arroz ou massas com molho simples (de tomate);
- feijão;
- carnes grelhadas;
- frutas frescas.
1. Dispense o couvert ou a entrada. A cestinha com pães, manteiga e patês é tentadora. Mas você não precisa delas, principalmente porque os petiscos acrescentam muitos pontos ao seu cardápio.
2. Bebidas: as bebidas alcoólicas devem ser evitadas. No máximo, brinde com uma taça de vinho. Prefira água, sucos naturais sem açúcar ou refrigerantes diet, light ou zero.
3. Questione o garçom sobre a possibilidade de modificar algum item do cardápio.
"É possível retirar o molho da salada?"
"A maionese do sanduíche pode ser excluída?"
"É possível fazer o filé grelhado em vez de frito?"
"É possível trocar a batata frita de acompanhamento por uma porção de salada?"
Essas simples questões ajudam muito a controlar a quantidade de pontos e gorduras do cardápio.
4. Algumas opções permitem a escolha pelo tamanho como, por exemplo, porções de batatas pequena, média e grande. Bebidas pequena, média e grande. Carne com 200 g ou 500 g. Independente do alimento, a escolha correta é pelo menor tamanho que houver.
5. O rodízio deixou de ser sinônimo de churrascaria. Há rodízio de tudo atualmente. No restaurante japonês, na pizzaria, de espetinhos, de massas, de petiscos. Facilmente, perde-se a noção da quantidade que está sendo ingerida. A melhor opção é o sistema à la carte. Seguindo o cardápio é possível fazer uma única escolha, evitando qualquer tipo de excesso.
6. Se você tiver alguma dúvida do que significa algum termo do cardápio, cheque com o garçom.
7. Utilize, diariamente, o Contador de Pontos. Assim, você ficará mais consciente dos alimentos que contêm menor pontuação, ajudando nas suas escolhas para montar as refeições.
8. Se algum dia da semana promete algum excesso alimentar, previna-se. Aumente o nível de atividade física e minimize os estragos.
9. Pare de comer quando estiver satisfeito. Não precisa limpar o prato só porque você pagou por ele. Isso poderá ter um custo emocional muito alto como arrependimento, insegurança e impotência. Além de comprometer a sua pontuação, fazendo com que ultrapasse o limite de pontos recomendado para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário a Blogueira agradece...