Qualidade de vida na Terceira Idade
Um estudo divulgado recentemente pelo Banco Mundial revela que a população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado. Até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos deve triplicar.
Esse aumento de indivíduos na terceira idade deve se ao atual perfil das famílias que deixaram de ter muitos filhos. Além disso, com o avanço da medicina e o maior acesso a informações de prevenção de doenças, os brasileiros estão vivendo mais.
Com o passar dos anos, algumas características mostram o envelhecimento.
Pulmão, coração, rins, membros de locomoção, entre outras partes do corpo começam a ter restrições em seu funcionamento e, assim, o organismo fica mais sujeito a adquirir doenças.
Por isso, os profissionais da área de saúde recomendam: ao longo da vida, invista em medidas preventivas e ou ações que promovam melhoras na qualidade de vida. Afinal, com práticas simples, é possível manter o bem estar, mesmo com o envelhecimento. Veja algumas delas:
- faça atividade física regularmente;
- tenha uma dieta balanceada;
- fique atento às campanhas de vacinação e à investigação de doenças "silenciosas" ou que não se manifestam com dor ou mal estar, mas causam prejuizo ao organismo, como diabetes, hipertensão, colesterol alto ou osteoporose.
- mantenha uma rede de contato social. Contar com o apoio dos amigos e da família trará benfícios à saúde, principalmente nos momentos mais difíceis, como na morte de pessoas queridas, doenças e mudanças de ambientes.
(texto extraido da Revista Farma&Cia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário a Blogueira agradece...