ENCOPRESE INFANTIL
GERALMENTE A ENCOPRESE É DEFINIDA COMO INCONTINÊNCIA FECAL OU ESCAPE FECAL, OU SEJA, VAZAMENTO INVOLUNTÁRIO DAS FEZES NA ROUPA ÍNTIMA SEM QUE A CRIANÇA PERCEBA, INVOLUNTÁRIA OU VOLUNTARIAMENTE, EM GERAL DE CONSISTÊNCIA NORMAL, EM LOCAIS NÃO APROPRIADOS PARA ESSE PROPÓSITO. MAS OS QUE OS PAIS NÃO SABEM É QUE ESTE PROBLEMA GERALMENTE ESTÁ RELACIONADO À CONSTIPAÇÃO, OU SEJA, INTESTINO PRESO. O QUE PODE LEVAR A ISSO SÃO, GERALMENTE, RAZÕES PSICOLÓGICAS COMO A ANSIEDADE DIANTE DA POSSIBILIDADE DE DEFECAR EM LOCAIS PÚBLICOS OU, ENTÃO, UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO DE OPOSIÇÃO.
CONSTIPAÇÃO É UM PROBLEMA MUITO COMUM ENTRE AS CRIANÇAS . A CRIANÇA É CONSIDERADA CONSTIPADA QUANDO ELA TEM MENOS DE TRÊS EVACUAÇÕES POR SEMANA, TEM PROBLEMAS COM O MOVIMENTO DE ENTRANHAS OU QUANDO AS FEZES SÃO DURAS, SECAS E GRANDES. A EXPERIÊNCIA COM A DOR DAS FEZES ENDURECIDAS DESENVOLVE UM TRAUMA QUE LEVA A CRIANÇA A EVITAR SENTIR A DOR NOVAMENTE, CRIANDO UM CICLO QUE FAZ A CONSTIPAÇÃO CONTINUAR E TORNA-SE PIOR PROVOCANDO UMA GRANDE IMPACTAÇÃO FECAL.
SUA CAUSA PODE SER DE ORDEM FISIOLÓGICA OU EMOCIONAL. POR ISSO É IMPORTANTE A AVALIAÇÃO MÉDICA E PSICOLÓGICA. SE A CRIANÇA COM MAIS DE 4 ANOS TEM ESSAS ATITUDES POR MAIS DE 2 VEZES POR SEMANA, POR PELO MENOS 3 MESES SEGUIDOS, OS PAIS DEVEM PROCURAR AJUDA MÉDICA.
Texto de Priscila de Oliveira Campos/ São Fidélis/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário a Blogueira agradece...