A PRESSÃO ALTA DEIXOU DE SER UM PROBLEMA SÓ DE ADULTOS E PASSOU A SER COMUM TAMBÉM EM CRIANÇAS MAIS DO QUE IMAGINAMOS.SEGUNDO ESTUDOS DE CARDIOLOGISTAS PEDIATRAS, A MAIORIA DOS DOENTES NA FASE ADULTA, MESMO SEM SABER, DEVE TER TIDO ALTERAÇÕES NA PRESSÃO ARTERIAL DURANTE A INFÂNCIA.
NA FASE ADULTA ESSE PROBLEMA É MAIS FÁCIL DE SER DIAGNOSTICADO, POIS A AFERIÇÃO DA PRESSÃO SEMPRE É FEITA DURANTE O EXAME CLÍNICO. A HIPERTENSÃO INFANTIL TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS COMUM DEVIDO PRINCIPALMENTE AOS MAUS HÁBITOS DAS CRIANÇAS COMO: ALIMENTAÇÃO INADEQUADA, CONSUMO DE COMIDAS DE FAST FOOD EM EXCESSO E SEDENTARISMO.O QUE É MUITO COMUM TAMBÉM, É QUE NA MAIORIA DOS CASOS, HÁ O HISTÓRICO FAMILIAR DO PROBLEMA. O MAIS DIFÍCIL DA HIPERTENSÃO ARTERIAL INFANTIL É QUE NÃO COSTUMA APRESENTAR NENHUM SINTOMA.
O MELHOR A FAZER É INCLUIR COMO EXAME DE ROTINA A MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL. EM CRIANÇAS COM MAIS DE TRÊS ANOS A MEDIDA PRECISA SER FEITA ANUALMENTE. JÁ PARA OS BEBÊS QUE AINDA NÃO ATINGIRAM ESSA FAIXA ETÁRIA, APENAS UMA MEDIÇÃO A PARTIR DO NASCIMENTO É SUFICIENTE.
A HIPERTENSÃO PODE SER CAUSADA POR OUTRAS DOENÇAS COMO CARDIOPATIAS OU DOENÇAS RENAIS.
NESSES CASOS, COMBATENDO A DOENÇA DE BASE, ESTABILIZA-SE A PRESSÃO ARTERIAL.
JÁ, QUANDO A HIPERTENSÃO E CONSEQUÊNCIA DE OBESIDADE OU SEDENTARISMO, A PRIMEIRA MEDIDA É MANTER A CRIANÇA SAUDÁVEL.
PARA COMBATER A OBESIDADE INFANTIL É PRECISO ESTIMULAR HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS COMO O DE CONSUMIR VEGETAIS, ALÉM DE EVITAR REFRIGERANTES E O SÓDIO ( SAL) PRESENTE EM DIVERSOS ALIMENTOS.
INCENTIVANDO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS, JÁ QUE HOJE AS CRIANÇAS FICAM LIGADAS A APARELHOS ELETRÔNICOS, QUE LEVAM AO SEDENTARISMO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário a Blogueira agradece...